Academia das vendas

Categoria:

Blizzard, uma tempestade de entretenimento

Blizzard, uma tempestade de entretenimento   Canaltech

Tudo sobre imagem12-04-2021-13-04-33

Blizzard

imagem12-04-2021-13-04-34

Saiba tudo sobre Blizzard

Ver mais imagem12-04-2021-13-04-35

A Blizzard Entertainment está para a indústria de games como a Marvel e DC Comics estão para o mercado de quadrinhos. Enquanto personagens como Homem-Aranha, Batman e Super-Homem são constantemente atualizados e se reinventam de tempos em tempos para atrair novos leitores, os jogos da Blizzard funcionam mais ou menos da mesma forma.

A gigante norte-americana conta atualmente com quatro franquias de extremo sucesso no setor de entretenimento digital: Warcraft, Diablo, StarCraft e World of Warcraft – ou WoW para os mais íntimos. É possível perder horas falando da importância e das respectivas revoluções que cada um deles trouxe à época.

Mas antes de tudo, vamos falar um pouco dos primeiros dias da companhia.

Indice

Silicon & Synapse

Os companheiros de faculdade Michael Morhaime, Allen Adham, e Frank Pearce fundaram a Silicon & Synapse em 1991, um ano antes de se formarem pela universidade californiana UCLA. O trio de engenheiros se especializou em realizar ports (reprogramar o mesmo jogo de um sistema a outro) de games conhecidos. Dois anos depois lançaram suas criações originais: Rock’n Roll Racing e The Lost Vikings para diversas plataformas.

O primeiro trazia corridas no embalo de clássicos do rock e heavy metal, como Paranoid, Highway Star e Born To Be Wild, digitalizados em 16-bits. As corridas envolviam disputas acirradas contra outros competidores, que disparavam mísseis ou armadilhas contra você. Sucesso de crítica e público, R’n’R Racing foi louvado como o melhor jogo de corrida de 1993 pela revista norte-americana EGM.

imagem12-04-2021-13-04-36

Já Lost Vikings foi um marco para o gênero de plataforma e puzzles. Com a possibilidade de controlar três personagens diferentes, o jogador deveria utilizar as habilidades de cada um deles para poder avançar entre as fases. Enquanto um dos vikings atacava, outro poderia proteger o grupo com seu escudo. Tudo envolvia uma estratégia de jogabilidade. Enquanto deveríamos deixar um personagem, dos três vikings, vivo para completar cada fase, a solução dos quebra-cabeças poderia levar algum tempo para se solucionar.

imagem12-04-2021-13-04-36

Tela de abertura do primeiro jogo The Lost Vikings

O jogo ganhou uma continuação em 1997, The Lost Vikings II, e ganhou versões para o Super Nintendo, PlayStation, Sega Saturn e PC. A sua essência continuava praticamente a mesma, trazendo de volta os conhecidos Eric, Olaf, e Baleog em uma aventura mais expandida, acrescentando dois novos personagens: o lobo Fang e o dragão Scorch.

Um novo rumo

Após o sucesso de crítica e público com seus títulos originais, a empresa preparava o lançamento de seu primeiro título exclusivo para PC. Enquanto a produção ainda trabalhava no projeto de um jogo de estratégia inovador, os fundadores decidiram abandonar o nome original do grupo, e adotaram o que conhecemos até hoje: Blizzard Entertainment.

Em 1994 lançavam no mercado Warcraft: Orcs & Humans, nos apresentando o fantástico mundo de Azeroth e a eterna luta entre humanos e orcs. Neste título de estratégia em tempo real, o jogador deveria escolher entre uma das raças, angariar recursos naturais, treinar um exército, proteger sua cidade, e sair desbravando por terra ou por mar o terreno do jogo.

Montagem sob Divulgação

Mosaico com telas de Warcraft: Humans & Orcs

Aqui, algumas características marcantes da produção da Blizzard já eram visíveis. O tom de voz descontraído dos atores que dublaram os personagens, de peões ao mais alto escalão do exército, sempre traziam alguma frase de efeito. Além disso, a jogabildade é focada em cada um dos personagens que o jogador cria, e que podem fazer a diferença ao proteger um local ou atacar uma raça — diferente das séries Command & Conquer e (a extinta) Age of Empires, em que dezenas de tropas poderiam morrer em confrontos.

Divulgação

Imagem de Warcraft III: Reign of Chaos

Depois disso, tivemos Warcraft II: Tides of Darkness, em 1995, que popularizou a série e rendeu diversos prêmios, sendo bem recebido pela crítica e público. Em 2002 chegava Warcraft III: Reign of Chaos, e, ao lado de StarCraft, tornou-se um título importante na profissionalização de competições que a Blizzard produzia.

World of Warcraft

Dentre todo o histórico de jogos que a companhia colocou em circulação, World of Warcraft foi o que mais atingiu popularidade sem precedentes em escala global. Lançado em 23 de novembro de 2004, o título só pode ser jogado através de assinatura mensal ou anual.

WoW chegou aos mercado dos quatro cantos do mundo, contando com cerca 12 milhões de assinantes espalhados pelo globo e disponível em oito idiomas diferentes — sendo a versão em português brasileiro, a mais recente a ser lançada.

O jogo recebeu três expansões, sendo World of Warcraft: Cataclysm a última, que vendeu mais de 3.3 milhões de cópias nas primeiras 24 horas do dia sete de dezembro de 2010. As vendas garantiram o título de jogo de PC que vendeu mais rápido em todos os tempos.

Divulgação / Blizzard

Jogadores em World of Warcraft (WoW)

Outras expansões, como World of Warcraft: The Burning Crusade e World of Warcraft: Wrath of the Lich King, venderam respectivamente 2.4 e 2.8 milhões de cópias também no primeiro dia que chegaram às lojas.

StarCraft

Enquanto Warcraft trazia um universo permeado de elementos de magia e fantasia medieval, StarCraft seguia mais a linha de ficção científica, com influências de filmes como Alien a Mad Max. Lançado em março de 1998, o jogo traz o mesmo enfoque na estratégia em tempo real como Warcraft e conta uma história de guerra entre três raças: Terranos, Zergs e Protoss.

Os Protoss são a raça mais evoluída, e contam com unidades poderosas e tecnologia avançada, mas que demoram a ser produzidas. Os insetos Zergs possuem unidades e estruturas totalmente orgânicas, que são mais rápidas de serem produzidas e custam menos recursos, mas também possuem baixa defesa. Os Terranos são os intermediários entre e as duas raças, e possuem unidades de infantaria versáteis e flexíveis, além de maquinários pesados.

O jogo foi o terceiro título da empresa a ser número um em vendas e foi muito bem recebido pela crítica especializada.

imagem12-04-2021-13-04-47

Protoss enfrentando Terranos em StarCraft II

A sua sequência foi muito aguardada, e demorou cerca de 12 anos para ser finalizada. StarCraft II: Wings of Liberty vendeu mais de 1 milhão de cópias em suas primeiras 24 horas do dia 27 de julho de 2010 e, ao completar um mês, já havia alcançado a marca de 3 milhões, fator que o tornou o jogo de estratégia que vendeu mais rápido na história dos videogames.

StarCraft se tornou um clássico em torneios de videogames profissionais, atingindo popularidade na Coreia do Sul, onde o jogo exerce um papel importante nas competições profissionais de jogos eletrônicos com transmissões ao vivo. O título é apontado como um dos principais fatores por trás do crescimento de Lan Houses.

Diablo

Diferente dos jogos de estratégia em tempo real que a companhia tinha desenvolvido até então, Diablo era o primeiro jogo do tipo ação e aventura da empresa, que mesmo contando com uma trama que mesclava elementos de fantasia medieval, trazia novos ares ao já consolidado público da Blizzard.

A história conta com o clássico embate entre anjos e demônios na planície da fictícia Khanduras, em que tanto membros do Céu e o Inferno tentam ludibriar o homem a se juntar a sua causa. Um dos líderes da legião do mal, Diablo, tem sua alma aprisionada em uma pedra mística, e esta é enterrada em um monastério para impedir que o mal da pedra influencie qualquer um.

Com o tempo, o propósito do monastério é esquecido e é deixado às ruínas. Um vilarejo chamado Tristram surge nas suas redondezas, e uma catedral é construída no local das ruínas. Mas acontecimentos estranhos começam a ocorrer no vilarejo, pessoas desaparecem, e o terror toma conta dos seus habitantes.

Reprodução

Primeiro chefe de Diablo, The Butcher (O Açogueiro)

E é aí que a história começa, quando chegamos com o nosso herói no local. Vamos descendo a Catedral para enfrentar as diversas criaturas maléficas que habitam seus corredores, e em ponto chegamos no próprio Inferno, para enfrentar Diablo, o Lorde do Terror, que está em nosso mundo em carne e osso.

O jogo nos apresentou a visão isométrica (em que o personagem fica no meio da tela), uma jogabildiade simples, que conta basicamente com os cliques do mouse para se movimentar, coletar itens e atacar os inimigos, e alguns comandos do teclado. Era possível criar um Guerreiro, um Mago ou uma Arqueira para enfrentar as legiões do mal.

Diablo também contava com o acesso à rede Battle.Net, que permitia disputas online tanto competitivas quanto cooperativas pelas 16 fases. O jogador poderia se juntar a outras pessoas para vencer inimigos, e, a cada um que era derrotado, a experiência era compartilhada para quem fazia parte do grupo — o fator online é considerado uma característica precursora do MMORPG, que viria a ser explorada e ampliada com WoW.

Lançado em 1996 para PC e Mac, o jogo ganhou uma versão para PlayStation dois anos depois, pelas mãos da Electronic Arts, em que todas as funcionalidades eram controladas a partir do controle do console. O port ficou muito bem feito e ajudou a popularizar ainda mais a série, dando novos rumos ao gênero de RPG no ocidente.

Divulgação

Druida utilizando suas habilidades na expansão Diablo II: Lord of Destruction

Em 2000, a Blizzard Entertainment lançou a sequência do jogo, Diablo II, que quebrou o recorde de jogo para computador que vendeu mais rapidamente até o momento de seu lançamento. Muitas melhorias foram adicionadas, como a parte gráfica, muito mais itens únicos e raros foram acrescentados, além de cinco classes totalmente distintas, com seus pontos fortes e fracos.

Era possível escolher entre o Paladino, que mantém as características do guerreiro com espada e escudo; o Bárbaro, que dificilmente necessitava se defender e pode atacar diversos inimigos de uma vez com as duas mãos; a Amazona que dispara dezenas de flechas com sua incrível destreza; a Feiticeira que controlava elementos magias de fogo e gelo e, por fim, o Necromante, que ressuscitava inimigos para lutar ao seu lado.

Em 2001 a expansão Diablo II: Lord of Destruction vendeu mais de um milhão de cópias no primeiro mês e foi um dos jogos mais vendidos de 2001. E mais de dez anos depois fãs do mundo todo aguardam ansiosamente a sequência, Diablo III, anunciada no final de 2008, que vem sendo adiada, mas com o beta sendo testado por várias pessoas, é possível que ele dê as caras ainda em 2012.

Battle.net

Com o lançamento de StarCraft II, a Blizzard lançou a mais nova versão do Battle.net, seu aclamado serviço de jogo online. Totalmente remodelado, o sistema foi criado para se tornar o ponto de encontro de todos os fãs da Blizzard, com várias melhorias e novos recursos, como comunicação via voz, armazenamento de dados em nuvem, ligas e rankings, realizações, registro de estatísticas e muito mais.

Outros produtos

Os produtos de alta qualidade baseados nos jogos da Blizzard Entertainment também se mostraram populares entre crítica e público. Estes produtos incluem figuras de ação, livros, revistas em quadrinhos, mangás, jogos de tabuleiro, RPGs de mesa, vestuários, jogos de miniatura do World of Warcraft e o jogo de cartas de World of Warcraft, um dos mais vendidos em sua categoria.

No intuito de expandir ainda mais o universo de seus jogos, a Blizzard Entertainment está atualmente trabalhando na produção do filme Warcraft, a ser dirigido por Sam Raimi, em conjunto com a Legendary Pictures, produtora responsável por sucessos do calibre de Watchmen, 300 e Batman – O Cavaleiro das Trevas.

image image image image +13

Fonte: Perfil Oficial da Blizzard

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.

Comentários

Compartilhe nas redes sociais

Facebook
Twitter
WhatsApp
Pinterest

Artigos relacionados

Plugin Kapsule Corp