Já imaginou se toda a internet ficasse assim?
Nada de pesquisas no Google, acesso ao Facebook, Twitter e Wikipedia e muitos outros grandes representantes da internet como ela é hoje. Você conseguiria sobreviver a isso? Pois é, isso pode acontecer caso um projeto de lei conhecido pela sigla SOPA (Stop Online Piracy Act – Lei de Bloqueio de Pirataria Online, em tradução livre) entre em vigor.
Desde novembro do ano passado, os grandes estúdios de filmes e entretenimento em geral, como Paramount, Warner Bros, Disney, Universal e Sony, que se sentem lesadas pelo compartilhamento de conteúdo protegidos por direitos autorais, juntamente com o senado norte-americano, pretendem responsabilizar os sites pelos conteúdos postados pelos seus usuários. Isso significa que se alguém fizer upload de um vídeo com conteúdo protegido no YouTube, por exemplo, a punição vai cair sobre os donos do site (no caso, o pessoal do Google).
Entre as punições previstas pelo autor do projeto de lei, Lamar Smith, estão desde o bloqueio do site até a prisão dos responsáveis por cinco anos. Segundo as empresas que são contra esse projeto de lei, o modo como ele é proposto abre uma brecha para censura indiscriminada de conteúdo, tornando o uso da internet insuportável, pois qualquer conteúdo que for considerado inapropriado seria tirado do ar e qualquer assunto que pareça suspeito seria bloqueado.
Lamar Smith
Algumas empresas chegaram até a mudar de lado. O Go Daddy, por exemplo, maior empresa de hospedagem de sites e registro de domínio do mundo, era inicialmente a favor, mas enfrentou uma onda de protestos de seus próprios usuários, perdendo 40 mil clientes para outros provedores, revendo a sua posição.
Um boicote está previsto caso esse projeto seja aprovado, onde as empresas listadas abaixo ameaçam tornar o seu conteúdo e serviços inacessível em nível global. Seria basicamente o mesmo que parar a internet. Confira quem está em cada um dos lados:
Algumas empresas que são A FAVOR do SOPA:
– Autodesk (empresa que produz o AutoCAD)- Kaspersky– Corel- Rosetta Stone- Adidas- Ford– News Corp.- The Mathworks (produtora do MatLab)
Algumas empresas que são CONTRA o SOPA:
– Google– Amazon– Wikimedia (proprietária da Wikipedia)- Facebook– Twitter– Tumblr– Zynga- PayPal– Yahoo!– AOL- 4Chan- eBay– ACLU- Reddit- LinkedIn– Mozilla– Adobe (mudou de lado)- Apple (mudou de lado)- Microsoft (mudou de lado)
O que acha do projeto SOPA? Você é a favor ou contra o projeto? Comente abaixo!
Gostou dessa matéria?
Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.
Comentários