Academia das vendas

Categoria:

BURACO GIGANTE QUE APARECEU DO NADA NO CHILE NÃO PARA DE CRESCER

BURACO GIGANTE QUE APARECEU DO NADA NO CHILE NÃO PARA DE CRESCER

Buraco apareceu no deserto do Atacama, em área de mineração, no final de julho. Presidente do Chile visitou o local.

A cratera apareceu no final de julho, nas cercanias da mina de Alcaparrosa, dentro do terreno de uma mineradora, e o mistério ao redor da aparição aumentou junto com a dimensão da própria cratera, que uma semana depois alcançou um diâmetro de 36,5 metros.

Indice

1. Onde o buraco apareceu?

No deserto do Atacama, numa região chamada Tierra Amarilla, a cerca de 665 quilômetros ao norte da capital Santiago.

Na primeira medição, o buraco tinha 25 metros e, assim que o sumidouro foi descoberto, o Serviço Nacional de Geologia e Mineração do Chile (Sernageomin) ordenou a paralização das atividades de mineração da empresa sueco-canadense Lundin Mining.

2. Como o buraco surgiu?

Não se sabe exatamente como o buraco surgiu, mas o prefeito de Tierra Amarilla, Cristobal Zúñiga, disse à mídia local que trata-se de uma consequência das atividades extrativistas inconscientes e desmedidas que são realizadas na área.

Embora o governo tenha acusado a Lundin de ser responsável pelo ocorrido por meio da superexploração do local, um executivo sênior da empresa disse à agência Reuters que são necessários mais estudos para determinar a origem da cratera.

3. Qual é o tamanho do buraco?

Inicialmente, autoridades afirmaram que o buraco tinha 25 metros de diâmetro. Agora, fala-se em 50 metros de diâmetro. A distância até o fundo é de quase 200 metros.

4. Quando o buraco foi identificado?

O Serviço Nacional de Geologia e Mineração (Sernageomin) disse que tomou conhecimento do incidente no dia 30 de julho.

5. O que tem no buraco?

Também de acordo com a Sernageomin, nenhum material foi detectado lá, mas era possível ver água no fundo.

6. Quais medidas já foram tomadas?

A Sernageomin anunciou o fechamento de áreas desde a entrada do canteiro de obras da mina de Alcaparrosa, localizada próximo ao buraco. Zúñiga, o prefeito de Tierra Amarilla, disse que o município solicitou que estudos sejam concluídos o mais rápido possível para que a população não fique em risco.

Boric, o presidente do Chile, também cobrou investigações durante visita ao local e ressaltou ser necessário agir rápido. “O buraco é a ponta do iceberg de uma série de problemas que afetam a Tierra Amarilla. […] Este é um modelo de desenvolvimento que não tem sido benéfico para a comunidade e isso deve mudar”.

7. Quais são os riscos?

Tanto o governo quanto a Lundin Mining LUN.TO disseram que até agora nenhum perigo foi detectado na cidade de Tierra Amarilla. As operações na mina foram suspensas desde que o buraco foi identificado.

Segundo especialistas, é provável que a solução mais segura seja cercar seu perímetro e colocar barreiras de segurança para impedir a aproximação de curiosos. As autoridades que estão investigado as origens do buraco também estão determinando os riscos de um novo desabamento no local.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe nas redes sociais

Facebook
Twitter
WhatsApp
Pinterest

Artigos relacionados

Plugin Kapsule Corp