Um sistema de rastreamento de veículo GPS combina o uso de localização automática de veículo (AVL) em veículo equipado com uma unidade de rastreamento GPS que coleta dados da frota e um software AVL para fornecer uma visão abrangente da localização dos veículos. Sistemas de rastreamento de veículos geralmente usam a tecnologia GPS ou GLONASS para localizar o veículo, mas outros tipos de tecnologia de localização automática de veículos também podem ser usados.
Indice
O que é um rastreador de carro?
Resumidamente, o rastreador veicular é um pequeno aparelho de geolocalização que utiliza tecnologia GPS (Global Positioning System) e consegue localizar onde seu veículo está circulando ou estacionado.
Quando instalado, recebe do satélite informações sobre latitude, longitude e direção. Em alguns casos, as informações são captadas por uma rede de radiofrequência.
Através de um pequeno chip, o GPRS envia esses sinais captados pelo GPS à central de operações, que os decodifica e os transforma em endereço.
Quando o veículo está ligado, o rastreador emite dados de localização e velocidade para o sistema, possibilitado assim o monitoramento do carro de qualquer local, via internet.
Como funciona o rastreador de carro?
O aparelho rastreador pode funcionar através de dois tipos de tecnologia, conforme dito acima: Sistemas de radiofrequência ou GPS.
O GPS funciona através de uma rede de 24 satélites, que circulam pela Terra de forma que pelo menos 4 deles sejam visíveis pelos sensores de qualquer ponto do nosso planeta.
Esses receptores captam pelo menos 4 desses satélites, decodificando as localizações enviadas pelas coordenadas (latitude e longitude).
Dessa forma, o GPS envia sua localização exata para os pontos receptores, que são transmitidos para as centrais que oferecem rastreamento veicular, por comunicação via GPRS ou sinais de rádio frequência.
Já o sistema de radiofrequência se baseia na triangulação dos sinais captados por redes formadas por grandes antenas receptoras, que permitem ampla cobertura de determinada área, e a localização do veículo rastreado em lugares fechados ou cobertos. Lembrando que tais informações também são transmitidas para uma central de monitoramento.
E agora, qual o melhor rastreador para mim?
Essa escolha depende das suas necessidades. Se você circula em grandes cidades, a tecnologia indicada é a radiofrequência, uma vez que permite localização e rastreamento em locais fechados e é imune a boa parte das interferências.
Em contrapartida, se você transita mais fora da cobertura regional – Em muitas viagens, por exemplo – o indicado são os rastreadores que operam por sinal GPS.
Todavia existem ainda os sistemas híbridos que geram uma redundância e maior segurança com as duas tecnologias. E até mesmo os sistemas em que a comunicação com as centrais de monitoramento são feitas via Satélite.
1. Auxilia na segurança de seu patrimônio:
Com a grande incidência de roubos e furtos, contar com rastreamento veicular é extremamente importante para nossa segurança. Se o seu veículo for roubado, é possível saber a localização em tempo real e iniciar o processo de recuperação. Assim, as chances de achar seu carro aumentam consideravelmente. Além disso, ainda existe a segurança de pessoas em caso de roubo do veículo e sequestro do motorista.
2. Controle histórico de velocidade:
Com o rastreador veicular o motorista pode ser notificado sobre a velocidade máxima permitida nas vidas, evitando assim multas e acidentes. Além de uma completa gestão da maneira que ele utiliza e se comporta na direção.
3. Controla movimento do veículo – Cargas e encomendas:
Para aqueles que possuem empresas de entrega, é possível controlar a entrega das mesmas, saber se o motorista está realizando o trajeto correto e se está cumprindo o cronograma, além de garantir também a segurança da carga, tendo conhecimento de onde o veículo está.
4. Agendamento de manutenção do carro
Através dessa funcionalidade, você recebe pelo celular ou por e-mail lembretes de quando trocar o pneu e óleo do veículo. Assim, você enquanto proprietário do veículo consegue se organizar, e nos casos em que você possui uma empresa de transportes, consegue realizar uma melhor gestão da frota.