MC PROJETOS

9 fatos curiosos sobre sua voz

9 fatos curiosos sobre sua voz

O que causa a rouquidão? Sua voz é diferente de como você a ouve? No Dia Mundial da Voz

A voz é uma das formas mais importantes de comunicação humana – e, por mais simples que possa parecer, o ato de falar esconde diversas complexidades. Para entendê-los e conscientizar a população sobre as doenças e os cuidados necessários com a linguagem, ocorre o Dia Mundial da Voz, que é comemorado anualmente no dia 16 de abril.

Indice

1 – Como a voz é formada?

Para que a voz seja gerada, utilizamos órgãos do sistema respiratório e nutricional, que retornam às funções básicas após a fala. Isso ocorre porque não existem órgãos no corpo com a única função de produzir sons. Assim, ao longo da evolução humana, o corpo se adaptou para se comunicar e criar palavras.

Quando decidimos falar, acionamos a respiração: o ar entra pelas cavidades nasal e oral; em seguida, as pregas vocais se fecham – músculos do pescoço cobertos por uma membrana mucosa semelhante à saliva – e se abrem novamente quando você expira. Depois disso, o som vai para a garganta, boca e nariz, e movemos nossos lábios, língua e úvula – sino – de acordo com as palavras que queremos formar.

2 – Por que a voz muda na adolescência?

A primeira transformação óbvia pela qual a voz passa ocorre na transição da infância para a adolescência. Esse processo ocorre entre as idades de 12 e 13 anos nos meninos e entre 13 e 15 anos nas meninas. A mudança é causada por um alargamento das pregas vocais, o que cria uma voz mais profunda e adulta.

Em geral, a voz masculina é mais grave do que a feminina porque os músculos vocais crescem mais nos homens do que nas mulheres. Na adolescência, porém, a adaptação natural dos músculos pode não ocorrer e o homem tem uma voz aguda e a mulher uma voz infantil. Segundo Carla, a maioria dos casos pode ser resolvida com apenas algumas sessões de fonoterapia.

3 Sua voz é diferente de como você a ouve?

O som gerado pelo corpo é energia mecânica que se propaga pelo ar – um meio elástico. Quando duas pessoas falam, o som da fala de uma viaja pelo ar e chega aos ouvidos da outra. O locutor também percebe o som por meio da vibração dos ossos, já que o crânio atua como um alto-falante e a vibração gerada pelas pregas vocais estimula o ouvido. Então, quando você fala, ouve uma mistura entre o som que sai da sua própria boca e entra no seu ouvido pelo ar e o som que atravessa os seus ossos.

4 – O cochicho requer mais esforço do que a fala normal?

Pode parecer estranho, mas sussurrar faz com que o corpo contraia mais músculos do que quando se fala em voz normal. Embora muitas pessoas acreditem que sussurrar ajuda a restaurar uma voz prejudicada, geralmente piora a condição e pode criar nódulos – lesões benignas em massa – nas pregas vocais. A professora Carla Cielo explica que esse tipo de fala estimula a musculatura em um ambiente diferente da voz normal e que é ideal para diminuir o som da fala sem esforço quando necessário. Além disso, falar ou gritar alto – com pressão sonora muito alta – também requer esforço vocal e pode causar lesões.

5 – Como acontece a imitação?

Carla explica que algumas pessoas conseguem ajustar sua voz para chegar a um tom muito parecido a de outras. Porém, cada um tem um limite para mudar sua própria voz e nem todo mundo pode imitar todo mundo. Geralmente, o que ocorre é que o imitador tem características semelhantes às do imitando – como o formato do crânio, por exemplo -, ou consegue fazer ajustes musculares extremamente precisos para transformar sua fala, mesmo sem perceber.

6 – Cigarro causa rouquidão?

Se você conhece alguém que fuma há muito tempo, deve ter percebido uma certa rouquidão na linguagem do usuário do cigarro. Isso acontece porque a fumaça do tabaco, antes de chegar aos pulmões, passa pela laringe e deposita algumas das toxinas da droga que alteram a vibração da voz. Além disso, fumar causa doenças. O tabagismo é a principal causa de câncer de garganta em todo o mundo – seguido pelo álcool – e também causa câncer de pulmão, bronquite crônica, enfisema e outras doenças.

No entanto, nem toda rouquidão é causada diretamente pelo cigarro. Como um dos principais sintomas de resfriados e gripes, a voz rouca costuma ser vista como passageira. No entanto, essa irregularidade das cordas vocais pode ser um indicador de câncer de laringe. Se sua fala ficar rouca por mais de 15 dias, não hesite em consultar um médico conforme orientação da professora Carla.

7 – O que você come influencia na sua voz?

Como já foi mostrado, a voz está diretamente ligada à respiração. Quando comemos grandes quantidades ou consumimos bebidas carbonatadas – que dilatam muito o estômago – os movimentos de inalação e exalação são prejudicados e, como resultado, falar pode levar à fadiga e à falta de coordenação.

Assar e preparações muito quentes ou açucaradas podem prejudicar a fala. Esse tipo de consumo pode causar refluxo gastroesofágico – o retorno do ácido do estômago para a laringe – e outras doenças posteriormente. Os líquidos que afetam a linguagem incluem bebidas como café, mate e chá preto. Para os profissionais que trabalham muito com a voz, essas bebidas são ideais para consumir após o trabalho, pois ressecam as pregas vocais. Para uma voz saudável, é importante beber água que mantenha o corpo hidratado e frutas como maçãs, morangos, pêras e pêssegos, que são levemente cítricas e ajudam no fluxo da saliva.

8 – A poluição do ar também prejudica as pregas vocais?

Quando falamos, respiramos pelo nariz e pela boca. Na cavidade oral, porém, não existem filtros para limpar o ar – como os cílios nasais – e a sujeira pode se depositar sob as pregas vocais por algum tempo e dificultar sua movimentação. Mesmo assim, do nariz aos pulmões há muco e cílios que se movem e trazem de volta as impurezas que ingerimos pela boca.

Então, de vez em quando, o corpo se limpa. Se uma pessoa fica em contato com a poeira por horas – como professores que usam quadro-negro – as pregas vocais podem ser danificadas, pois a autolimpeza do corpo não é suficiente para remover o pó ali depositado.

9 – Sua voz envelhece com você?

Como o resto do corpo humano, os órgãos envolvidos na produção da voz se desgastam. A partir dos 45 anos, mas principalmente a partir dos 65, a voz passa por uma mudança importante: a do envelhecimento. Nessa idade, as pregas vocais começam a perder fibras musculares e apresentam mais flacidez.

Segundo Carla Cielo, não é possível reverter o processo da presbifonia – o envelhecimento da voz. No entanto, o exercício regular e o cuidado ao usar a voz podem atrasar características como fraqueza, desempenho insatisfatório e perda da voz. No entanto, deve-se ter cuidado ao se exercitar na Internet, pois isso pode afetar em vez de melhorar a linguagem.

Sair da versão mobile