Ícone do site MC PROJETOS

7 Dicas fundamentais de segurança residencial para deixar sua casa protegida!

7 Dicas fundamentais de segurança residencial para deixar sua casa protegida!

7 Dicas fundamentais de segurança residencial para deixar sua casa protegida!

Não deixe o sonho da casa nova se tornar um pesadelo, siga algumas dicas simples que vão te ajudar a cuidar de sua casa nova, melhorando a segurança e a tornando mais segura.

Indice

1. Confira todos os pontos frágeis da casa e reforce a segurança

A primeira coisa é fazer um checklist com todos os pontos de entrada da sua casa: corredores, garagem, janelas, portão e qualquer outra passagem. Veja se está tudo em ordem em todos estes locais, se é possível haver alguma invasão por eles e se todas as fechaduras ou cadeados estão funcionando bem. Mantenha tudo bem trancado sempre. Também é bom checar se há pontos cegos em que uma pessoa possa se esconder.

Caso alguém da casa perca as chaves é bom trocar todos os miolos de fechaduras. Nunca se sabe se as chaves podem ter caído nas mãos de alguém que já está observando a sua casa e esperando um momento para invadir.

Sempre vale a pena investir em cadeados, correntes e travas de segurança extra para colocar nos portões e portas de casa, principalmente no período da noite. Se você gosta de cães, tenha um. Ele pode ser um alarme em caso de tentativa de invasão e assustar os invasores.

2. Ilumine a paisagem

Vândalos, assaltantes e outros criminosos não gostam de estar no centro das atenções. Mantenha pessoas ruins afastadas com ampla iluminação externa. Coloque luzes em volta do quintal da frente e de trás, ao longo de caminhos e perto da garagem e de outras estruturas externas. Você não apenas deixará os intrusos nervosos, como também reduzirá o risco de tropeçar ao subir os degraus da frente.
Torne suas luzes de segurança externas ainda mais eficazes com essas dicas:

– Use luzes ativadas por movimento;
– Economize energia com luzes movidas a energia solar;
– Coloque as luzes externas em um timer.

3. Verifique seus muros

Muitos invasores escolhem os muros como forma de entrar em uma residência. Para evitar este tipo de pesadelo, deixe os muros o mais altos que puder. Um pedreiro pode levantar muros com facilidade em um trabalho de poucas horas dependendo do tamanho.

Para reforçar a segurança o ideal é fazer a instalação de cercas elétricas por toda a extensão da casa. Além de intimidar, elas podem dar um choque e impedir a invasão da residência.

4. Bloqueie sua rede Wi-Fi

Sua rede sem fio doméstica é uma porta para suas informações pessoais e financeiras. E se você usar a automação residencial , também poderá tornar sua casa vulnerável a uma invasão. Se a sua rede Wi-Fi estiver conectada a aparelhos domésticos inteligentes ou ao seu sistema de segurança, poderá fornecer aos criminosos acesso direto à sua casa.
Mas você não precisa se deixar vulnerável. Use nossas dicas e truques para manter os hackers fora da sua rede doméstica:

– Proteja seu roteador sem fio;
– Ative a criptografia WPA (Wi-Fi Protected Access) ou WPA2;
– Renomeie e oculte sua rede doméstica;
– Use um firewall;
– Instale proteção antivírus e anti-malware;
– Crie senhas fortes;
– Proteja as crianças com o software de controle dos pais;
– Se você tem filhos pequenos, é provável que eles entrem na Internet, tanto para a lição de casa quanto para a diversão. Mantenha-os protegidos de predadores on-line e agressores cibernéticos com um aplicativo de controle parental, roteador ou pacote de software. Essas ferramentas podem até ajudá-lo a limitar o tempo da tela e manter as crianças fora das redes por um tempo.

5. Não esqueça a garagem

Este ponto de entrada está se tornando mais popular entre os criminosos. E mesmo que eles não possam acessar sua casa. Crie o hábito de trancar todas as portas da garagem – internas e externas.
Você também pode considerar manter o abridor da porta da garagem em casa. Dessa forma, um ladrão não pode pegá-lo do seu carro. E se você usar um código de segurança para abrir a garagem, mantenha-o em segredo e nunca o insira na frente de entregadores, vizinhos ou qualquer outra pessoa.
Aqui estão algumas maneiras mais fáceis de proteger a garagem:

– Atualize para um abridor de porta de garagem automático;
– Cubra os fundos para não haver visualização do interior de sua casa;
– Proteja as portas da garagem com fechaduras extras;
– Use a automação residencial – e nunca deixe a porta da garagem aberta novamente.

6. Eliminar esconderijos

Árvores e arbustos podem dar um meio-fio à sua casa, mas também oferecem aos ladrões um local útil para se esconder. Apare árvores e plantas próximas à sua casa que possam ser usadas para cobertura. Opte por flores e arbustos menores. Se você tiver árvores próximas a janelas, remova-as ou reforce-as com segurança extra.
E não negligencie o resto do exterior da sua casa – use essas práticas recomendadas para manter as coisas trancadas:

– Sempre guarde bancos e escadas;
– Tranque portões, galpões e outros edifícios ao ar livre;
– Não tente ladrões deixando mercadorias caras em exposição no quintal;
– Adicione sinais e adesivos de segurança.

7. Instale câmeras de segurança

monitoramento do ambiente pode ajudar de diversas formas, tanto para checar algum barulho estranho quando se está dentro de casa quanto para observar a sua residência de outros locais quando se está fora. Por meio de softwares em nuvem é possível inserir login e senha e ter acesso a imagem das câmeras em tempo real.

Além disso, as câmeras podem ser programadas para gravar as imagens, que podem ser vistas a qualquer momento. Caso ocorra algum incidente e a invasão aconteça, é possível investigar por meio das imagens.

O investimento pode ser um pouco alto, mas com certeza é válido para aumentar a segurança da sua casa. Atualmente o monitoramento por câmeras tem muitas funções diferentes e podem ser ligados a outros dispositivos para ampliar suas capacidades.

Antes de você ir

Descobrir como proteger sua casa não precisa ser uma tarefa árdua. Use estas dicas para começar. E relaxe – você não precisa fazer tudo de uma vez.
Identifique quais estratégias são mais importantes para você e faça um plano para adicionar o restante mais tarde. Estar ciente dos riscos potenciais de segurança e tomar medidas precocemente é a melhor maneira de manter sua casa e seus entes queridos em segurança.
E se você tiver uma ótima dica de segurança que perdemos, informe-nos nos comentários!

Sair da versão mobile