Podemos aprender de várias maneiras, e a mais divertida é assistir a filmes sobre empreendedorismo.
Esta é uma maneira de aprender as histórias por trás de nomes icônicos como Walt Disney e Steve Jobs, como seus impérios surgiram e quais foram os pontos mais importantes para o sucesso.
Também nos mostra os percalços, aventuras e riscos que fazem parte de qualquer viagem de negócios.
Neste texto você pode ver uma lista de 13 filmes incríveis, que com certeza irão inspirá-lo no seu caminho para o seu próprio negócio.
- 13 Dicas de filmes sobre empreendedorismo
- 1. Fome de Poder (2016)
- 2. Walt Antes do Mickey (2015)
- 3. À Procura da Felicidade (2006)
- 4. O Lobo de Wall Street (2013)
- 5. O Homem que Mudou o Jogo (2011)
- 6. Coco Antes de Chanel (2009)
- 7. Joy: o nome do sucesso (2015)
- 8. Forrest Gump – O Contador de Histórias (1994)
- 9. Jobs (2013)
- 10. A Rede Social (2010)
- 11. De Porta em Porta (2002)
- 12. A Grande Aposta (2016)
- 13. Cidadão Kane (1941)
- O que absorver dos filmes que abordam o tema empreendedorismo?
Siga a leitura e escolha seu título preferido para assistir depois!
Indice
13 dicas de filmes sobre empreendedorismo
A lista que criamos como perseverança, adaptabilidade, determinação, foco, paixão e outras qualidades que impulsionaram os negócios de muitos empreendedores.
Os filmes, cada um com o seu perfil, são óptimos para renovar a motivação em momentos difíceis, seja nas crises ou nos momentos em que tudo estagna.
Acompanhe nossas indicações e escolha o longa do próximo final de semana!
1. Fome de Poder (2016)
A obra conta a história da mais famosa rede de fast food do mundo: o McDonald’s.
O restaurante da cidade de Arcádia (Califórnia) inaugurado na década de 1940 servia hambúrgueres, milkshakes e outros pratos com agilidade, padronização e preços competitivos.
Já haviam tentado expandir a empresa por meio do sistema de franquia, mas não tiveram sucesso.
Em 1954, depois de comprar vários misturadores para o milk-shake do Prince Castle, o McDonald’s recebeu a visita dos Irmãos de Ray Kroc, um vendedor que ficou curioso sobre o refeitório.
Quando aprendeu sobre o ambiente familiar, a ética profissional e o modelo de negócios inovador do McDonald’s, Kroc imediatamente viu potencial de crescimento e trabalhou como representante da marca que se tornaria.
Ele convence os proprietários a voltarem para os franqueados e acaba sendo dono da rede que mantém suas filiais em vários países. uma marca com boa reputação.
2. Walt Antes do Mickey (2015)
Como o nome sugere, o filme conta a história de Walt Disney nos anos que antecederam a criação de seu personagem mais famoso, Mickey Mouse.
Repleta de dificuldades e equívocos, mas também de decisões acertadas, a trajetória revela vários traços empreendedores do animador, roteirista e cineasta que desde cedo aprendeu a lutar para tirar os sonhos do papel.
Extremamente criativo, Disney trabalhava duro, lutava para reunir as melhores equipes e confiava em sua intuição – um fato que tornou seus projetos um conglomerado gigante.
Esta é uma das maiores lições do filme: a capacidade de confiar na intuição para criar produtos e serviços que tocam as emoções do público resultando em uma cultura de encantamento do cliente.
3. À Procura da Felicidade (2006)
Por falar em emoções estimulantes, este trabalho tem grandes chances de levar até as pessoas mais racionais às lágrimas.
Com Will Smith no papel principal, traça a trajetória do empresário americano Chris Gardner de uma forma muito realista e mostra uma maré de azar antes de ser contratado por um corretor da bolsa.
Só para dar uma ideia do drama pelo qual Gardner passou, ele está sendo despedido pela esposa, trabalhou como estagiário não remunerado por meses e até mesmo foi despejado de sua casa, o que o obriga a viver nas ruas com seu filho de apenas 5 anos.
Persistência e confiança são duas das lições mais óbvias para encontrar a felicidade, porque mesmo diante das maiores dificuldades, o protagonista não abre mão de uma chance que julga promissora.
Outra lição importante é que os tempos de fracasso fazem parte da jornada para ser um empreendedor de sucesso e que não estamos nisso n devemos ouvir n dizer que podem. não alcance nenhum objetivo – mesmo que pareça impossível.
4. O Lobo de Wall Street (2013)
Representando o estilo de vida de ostentação, excessos e ganância de Wall Street, o filme acaba dando lições sobre empreendedorismo e determinação ao relatar a vida de Jordan Belfort.
O protagonista começa como corretor em uma empresa em 1987, mas perde o emprego em seguida por ter começado a trabalhar no dia 19 de outubro – quando houve uma queda brusca no índice Dow Jones.
Após o episódio, que ficou conhecido como Segunda-feira Negra, Belford é incentivado pela esposa a responder a um anúncio de trabalho de corretor, sempre buscando enriquecer.
Logo ele se ergue, consegue uma pequena fortuna e segue, com estilo agressivo, ganhando dinheiro até abrir a própria empresa junto a um sócio.
“O Lobo de Wall Street” fala sobre coragem e foco nos objetivos.
5. O Homem que Mudou o Jogo (2011)
Também baseado em fatos, o filme foi inspirado no livro Moneyball: The Art of Winning an Unfair Game, de Michael Lewis.
O personagem principal, interpretado por Brad Pitt, é Billy Beane e é o gerente do The Team. do Oakland Athletics Beisebol.
A equipe é pequena e com um orçamento muito limitado, indo mal e perdendo dinheiro, levando Beane a se abrir a novas estratégias na seleção de jogadores.
Em vez disso, para seguir as recomendações tradicionais dos olheiros desportivos, o treinador decide testar um método desenvolvido pelo jovem Peter Brand que atribui as pontuações de acordo com a percentagem de jogadores que chegam à base.
A Idéia diferenciada recebe muitas críticas, tanto da própria equipe quanto de seu treinador e de olheiros que não acreditam no potencial da equipe selecionada de acordo com as técnicas da Marca.
Mas no final todos têm uma surpresa, já que o Oakland Athletics alcançou um recorde impressionante de 20 americanos consecutivos em vitórias na liga, o que resultou em sua estratégia sendo usada por vários times de beisebol nos anos 2000.
O homem que mudou o jogo aumenta a flexibilidade, a habilidade A capacidade de reinventar e se adaptar para alcançar um desempenho superior e o espírito de inovação – todas as marcas da S são empreendedores de sucesso.
6. Coco Antes de Chanel (2009)
Aqui está outra indicação para um filme que mostra o caminho para o sucesso – e fama – desta vez da aclamada estilista francesa Gabrielle Chanel.
Apelidada de Coco, ela tem raízes humildes e tem que trabalhar como costureira e complementar a renda cantando à noite em um bar.
O início da virada em sua vida foi o contato com a rica Étienne Balsan, que logo se tornou sua amante e o inspirou a quebrar os tabus em torno da ruptura da moda feminina nas primeiras décadas do século XX.
Pensando nas roupas masculinas, a Chanel criou peças para mulheres nas quais o espartilho e outros elementos que definem a silhueta foram deixados de lado em favor do conforto.
- Você foi a primeira estilista a desenhar calças e conjuntos femininos (tailleurs). Olhando para Coco antes de Chanel, é importante notar a determinação da estilista em sua luta para encontrar os padrões de uma sociedade machista para romper e promover transformações sustentáveis.
7. Joy: o nome do sucesso (2015)
Se você se sente desmotivado pelas ações de pessoas próximas a você, recomendamos verificar este recurso nos próximos dias.
Joy: O nome do sucesso fala da vida de Joy Mangano, mãe de dois filhos, divorciada e trabalhadora de linha aérea.
Nada incomum, certo?
No entanto, a protagonista dirige a casa que divide com sua avó, mãe, filhos e ex-marido, mediando seu pai e sua mãe e suportando a humilhação de sua meia-irmã repetidamente.
Em meio a esse caos familiar, Joy mal encontra tempo para colocar em prática suas ideias empreendedoras, mas tudo muda diante de um episódio aparentemente sem importância.
Quando as taças de vinho caem no chão e se quebram, Joy tenta limpar a bagunça com um esfregão comum e acaba cortando a mão torcendo o equipamento.
Foi o ímpeto que a ajudou a mudar a sua situação profissional e financeira e a montar o projecto de forma a criar o protótipo de uma esfregona com função de autolimpeza.
A personagem interpretada por Jennifer Lawrence consegue colocar seu produto no mercado negociando com fabricantes de peças e até promovendo o esfregão na televisão, levando a um boom de vendas. * 100015 *
No entanto, ela enfrenta revolta e traição por seu próprio pai e meia-irmã, transformando o negócio em uma mudança para outra cidade.
Ainda assim, Joy ensina uma lição de humildade e generosidade em crescer e ser mentora de jovens empreendedores anos depois.
8. Forrest Gump – O Contador de Histórias (1994)
O clássico americano retrata décadas na vida de Forrest Gump, um homem simples que muitas vezes tinha QI abaixo da média e problemas nas pernas na infância.
Em vez de choramingar, o personagem confia em seu próprio potencial. o que o leva a descobrir talentos como a capacidade de correr e a descobrir o lado empreendedor.
Durante sua carreira, ele conheceu vários lugares e personalidades como Elvis Presley, John Lennon e o ex-presidente dos Estados Unidos Richard Nixon.
Além de acreditar em si mesmo, Forrest Gump – O Narrador ensina como aproveitar as oportunidades de crescimento e ter resiliência, enquanto o protagonista cria uma série de empresas em diferentes segmentos.
Ao final, ele acumula valiosa experiência e consegue desfrutar de momentos únicos com esposa e filho.
9. Jobs (2013)
Biografia do fundador da Apple, o filme começa com um dos discursos de impacto de Steve Jobs – 2001, quando ele apresentou o primeiro iPod ao mundo e prometeu que o aparelho revolucionaria a indústria musical.
E O mesmo se aplica a boa parte das invenções do empresário que construiu a Apple a partir de suas ideias transformadoras.
Não é por acaso que Jobs se tornou uma das maiores referências para o empresário hoje.
E sua biografia nos inspira a promover a criatividade e a capacidade de negociação.
Mas o que gostaríamos de enfatizar neste trabalho é o conceito de inovação, que não se limita ao engenho.
Uma inovação pode ver um produto de forma diferente, entregar um serviço ou propor soluções que atendam às necessidades do público-alvo.
Jobs sabia disso muito bem e usou sua perspectiva não convencional para combinar e criar sistemas. Por exemplo, o primeiro computador pessoal do mundo (computador pessoal ou PC): o Apple 1.
10. A Rede Social (2010)
Outro drama centrado na vida de um gênio da tecnologia revela os fatos polêmicos que levaram à criação do Facebook e acaba revelando características interessantes sobre Mark Zuckerberg e seus colegas.
Uma das maiores redes sociais que já existiam, o Facebook foi inspirado por uma ideia nada amigável que compara a beleza de alunos da Universidade de Harvard nos Estados Unidos.
As meninas postaram fotos em uma página e receberam votos para escolher a mais bonita.
Pouco depois, os criadores perceberam que o endereço virtual poderia ser usado para interações sociais entre alunos para se expandir rapidamente para outras universidades, e Zuckerberg estava negociando formatos para ganhar dinheiro com seu novo site.
<Aos 6 anos, ele foi reconhecido como o mais jovem bilionário do mundo, mas as polêmicas sobre os empréstimos e a ideia que deram origem ao Facebook geraram processos judiciais.
A rede social se volta para o goblin, em Investir ideias criativas e formas de torná-las lucrativas.
Também alerta sobre a escolha de parceiros confiáveis e sobre a ética nos negócios.
11. De Porta em Porta (2002)
Comovente e baseado em uma história real, o filme conta a história de Bill Porter, um homem com paralisia cerebral que luta por um emprego como vendedor de porta em porta (daí o nome).
Ainda assim as Limitações, a determinação e o apoio da mãe o levam a receber o cargo, porém, ele não consegue cumprir as metas nos primeiros dias da venda.
Persistentemente, Porter pede outra oportunidade para mostrar suas habilidades e finalmente vende seus primeiros livros para um alcoólatra e apresenta seus produtos como artigos que podem ajudar o cliente.
Ele usa essa técnica e tem sucesso por tratar os clientes como amigos e não confiar no produto, mas sim no deles, deve maximizar seus resultados.
Além do método promissor, De Porta em Porta enfatiza o valor do auto-desafio, os limites impostos pela sociedade ou a baixa autoestima para romper e a disciplina necessária para alcançar resultados duradouros.
12. A Grande Aposta (2016)
Se você é fã de ações e bolsas de valores, vai gostar desse trabalho.
E se não, você aprenderá muito sobre a bolha imobiliária e a crise que a desencadeou quando estourou em 2008.
A Big Bet nasceu sob a inspiração de eventos reais que levaram um grupo de corretores para fazer fortuna depois que um deles descobriu que os empréstimos corriam alto risco de inadimplência.
Apostando contra negociações fraudulentas, ele viu a chance de ficar rico e acabou influenciando outros investidores.
Atenção aos detalhes e números é uma das lições que o filme destaca, junto com conselhos de especialistas confiáveis e diligência em investimentos.
Em vez de seguir o que o mercado tem mostrado – o sucesso das ações imobiliárias – o grupo fez suas próprias pesquisas, com base em dados reais.
Está aí uma bela sacada para questionar o senso comum, abrindo espaço para saídas inteligentes.
13. Cidadão Kane (1941)
Sucesso de crítica, a obra de Orson Welles retrata o preço da ambição desmedida do magnata Charles Foster Kane.
O personagem começa a vida na pobreza e sem qualquer atenção, o que desperta o desejo de melhorar sua condição e prestar um serviço social relevante.
É assim que Kane investe em jornalismo e, conforme tem sucesso, vai enriquecendo de um jeito que nunca imaginou.
As conquistas aguçam seu apetite pelo poder e status, que ele, de fato, sacia, mas que também atrapalha suas relações pessoais, fazendo do magnata um solitário.
Em seus momentos finais, ele recorda a única fase da vida em que foi realmente feliz, evocando o trenó Rosebud, que é visto como um artigo irrelevante e queimado logo após sua morte.
Dentre as lições extraídas de “Cidadão Kane”, cabe citar os momentos de solidão enfrentados por todo empreendedor e a importância de deixar um legado que faça a diferença para as pessoas que nos cercam.